
Resumo
- ChatGPT Atlas agora suporta abas verticais e permite escolher o Google como mecanismo de busca padrão.
- A atualização do navegador inclui melhorias no gerenciamento de abas e importação de extensões de outros browsers.
- O Atlas integra funções de IA com o ChatGPT, mas já enfrentou críticas por vulnerabilidades sistêmicas.
A OpenAI atualizou a interface do seu navegador próprio, o ChatGPT Atlas, que agora suporta o uso de abas verticais. A novidade possibilita organizar a navegação em uma barra lateral, oferecendo uma alternativa ao layout tradicional de guias no topo da tela.
A mudança estética aproxima o browser da empresa de Sam Altman da tendência em navegadores voltados à produtividade. Com o update, o usuário deixa de acumular as abas horizontalmente e pode acessá-las em uma coluna à esquerda da tela. A aba é redimensionável e permite reordenar as guias conforme a necessidade do fluxo de trabalho.
A novidade foi compartilhada pelo chefe de produto da OpenAI, Adam Fry, no X/Twitter. Para ativar o novo visual, é necessário clicar com o botão direito na barra de endereços, passar o mouse sobre “Tab Style” (Estilo de Aba) e selecionar a opção “Abas verticais”.
Como nota o The Verge, a implementação no Atlas é mais conservadora do que em navegadores rivais, como o Arc. Enquanto o Arc removeu praticamente toda a interface do topo para dar foco ao conteúdo, o Atlas ainda mantém a barra de endereços fixa na parte superior da tela.
New ChatGPT Atlas release out! Just hit “update” in the top right. https://t.co/mJ6IJW0YKu
– extensions import
– icloud passkeys
– new downloads ui
– setting to use control + tab to cycle to most recently used tab
– select multiple tabs at once (shift + click)
– ability to set… pic.twitter.com/jWoNPHcx7V— Adam Fry (@adamhfry) November 19, 2025
Melhorias em produtividade e migração
Além da reformulação visual, a atualização trouxe a possibilidade de definir o Google como mecanismo de busca padrão. Antes, o navegador priorizava suas próprias respostas de IA, apresentando cerca de 10 fontes relevantes com um link discreto para o Google no canto da tela.
A OpenAI também incluiu recursos para quem pensa em migrar de vez para o Atlas. A nova versão facilita o gerenciamento de múltiplas abas, permitindo selecionar e arrastar vários itens simultaneamente ao segurar a tecla Shift.
Outra adição é a ferramenta de importação de extensões. Ao baixar o Atlas, novos usuários agora podem importar plugins de outros navegadores, facilitando a transição. O recurso não está disponível para quem já tinha o browser instalado.
Por fim, o navegador agora conta com uma interface de downloads aprimorada e suporte para as chaves de acesso do iCloud Keychain. Fry prevê novas atualizações na semana que vem.
O que é o Atlas?

Lançado há um mês, inicialmente para macOS, o Atlas é a aposta da OpenAI para transformar o navegador em um agente de IA, integrando as funções básicas de um navegador com o ChatGPT, nativamente.
O objetivo é aproximar a navegação à assistência da IA, permitindo que, ao digitar prompts diretamente na barra de endereços, o ChatGPT tome diversas ações, como resumir uma página aberta ou explicar tópicos complexos exibidos na tela.
O lançamento, porém, veio acompanhado de uma polêmica: poucos dias após o anúncio, pesquisadores da Brave Software apontaram vulnerabilidades sistêmicas em navegadores baseados em IA, incluindo o Atlas e o Comet (da Perplexity).